site stats Blog da Scarlet: 08/01/2003 - 09/01/2003








Da paixao por Vega


Hosana, olhe para o firmamento! E veras que todas essas estrelas que brilham no ceu estao na nossa vizinhanca, coisa de 4 milhoes de anos-luz de distancia. Muitas delas ja nem existem mais e somente saberemos disso daqui a 4 milhoes de anos. Thanks Hubble. (Nao falo do telescopio, falo do cientista.)

Temos uma relacao de sorte, vontade e casualidade com o universo... e cada dia q passa descobrimos que menos sabemos.

Enquanto vc olha para o ceu, eu olho para a distancia entre meus dedos e o teclado. Se eles forem a distancia de Terra-Marte, entao olho para a cadeira do lado... seria a distancia do sistema solar aa Vega, o outro sistema mais proximo do nosso...coisa de 26 anos-luz.

Vega, que descobrimos tambem, que eh um sistema triplo... Sim, minha cara...eles tem 3 sois: 2 que giram em torno de si e um terceiro que gira ao redor...Como num baile cosmico !!

Tu ja parastes um instante do teu dia, e se imaginou vendo tamanha beleza nos ceus??

Se existirem tv la e com antenas apontadas para os canais da terra, eles devem estar assistindo nesse momento a guerra fria, os lancamentos de naves com nitrogenio liquido e uma raca que usa drogas em festivais de rock. As imagens levaram 26 anos...E imaginando: Que corja de barbaros galacticos!!

Quando estabelecermos contato com alguem fora daqui, olharemos suspresos o discurso deles: "OLha, nos estavamos esperando voces ja fazem 100 mil anos. Gracas a Mambari, conseguimos lhes ensinar como viajar no tempo"

Ao inves de gracas a Deus, diremos "Gracas a Newton, Keppler e outros"

A cada dia fico mais maravilhado com as novas descobertas astronomicas. Dia desses conseguiram captar pela primeira vez o nascimento de uma estrela de enorme grandeza. Fato como esse se obervar em milhoes de anos, coincidentemente estavamos la.

"Nos agimos como cientistas, que observam um grupo de chimpanzes e estudam seu comportamento. Ficamos escondidos e procuramos nao demonstrar nossa presenca entre eles...O grande misterio eh : Quem estara nos observando nesse momento ?" - Carl Sagan

E daqui ha uns seculos...enfim, estaremos trocando informacoes, descobriremos o que eh Deus? como funcionam as microondas? porque os atomos ainda sao os mesmos de bilhoes de anos? porque o DNA nunca muda? o q eh o tempo??? ... e veremos que essas questoes sao o cerne de tudo, inclusive a explicacao porque somos tao rudes, desunidos e violentos. Porque nunca estamos satisfeitos com o q temos??.. E veremos q a resposta esta do nosso lado, mas foi preciso ir longe para ver isso tao perto.

Enquanto isso, do outro lado da via lactea, uma companheira nossa, a Voyager 1 deve estar recebendo os sinais de Plutao. Um planeta q so sabemos de sua existencia matematicamente. Nunca se viu, nunca se ouviu...

Uns dirao: "Pra que saber se existe plutao? to mais preocupado em quem vai ser eleito presidente no proximo ano, ou quando sera o proximo release do novo sistema..." Para esses a vida apenas passa... :-(

Ainda bem q existem uns e outros. E enquanto isso, o baile cosmico de Vega continua. E continuara, impavida!! por milhoes de anos!!!


-E
www.superedge.com