site stats Blog da Scarlet: 11/01/2003 - 12/01/2003

Terra de Cego
by Stephen Kanitz

Nenhum ditado popular explica tao bem os problemas do Brasil e do mundo como "Em terra de cego quem tem um olho e rei". Ele mostra por que existe tanta gente incompetente dirigindo nossas empresas e nossas instituic�es. Mostra tambem por que e tao facil chegar ao topo da pir�mide social sem muita visao ou competencia. Basta ter um m�nimo de conhecimento para sair pontificando soluc�es.

Todo mundo palpita em economia e futebol como se fosse Ph.D. no assunto. Se o tecnico Luiz Felipe Scolari tivesse ouvido os palpiteiros, jamais ser�amos pentacampe�es mundiais de futebol. Por isso temos tantos intelectuais para la de arrogantes, que se acham predestinados a dirigir nossa vida com muita teoria e pouca informacao.

Existe um corolario desse ditado que me preocupa por suas conseq�encias.
"Em terra de cego, quem tem um olho e rei, e quem tem dois olhos e muito malvisto."
Indiv�duos inteligentes e capazes sao encarados como uma enorme ameaca e precisam ser rapidamente eliminados pelos que estao no poder.

Por essa razao, pessoas com merito e competencia dificilmente sao promovidas no Brasil. Promovidos sao os bajuladores e puxa-sacos. Quando aparece alguem com dois olhos, os reizinhos tratam de elimina-lo, quanto antes melhor.

Ja cansei de ver gente competente que, de um momento para o outro, deixou de ser ouvida pela diretoria. Ja vi muito jornalista que, de repente, caiu em desgraca. Ja vi muito jovem comentar algo brilhante na aula e ser duramente criticado pelo professor, sem saber o motivo. Todos cometeram o erro fatal de mostrar que tinham dois olhos. Por favor, nao deixe que isso aconteca com voce.

Se voce e dos milhares de brasileiros que possuem dois olhos, tome cuidado. Em terra de cego, voce corre perigo. Nunca mostre a seu chefe, professor ou colega de trabalho os olhos que tem. Lamento nao poder dar nenhum bom conselho, eu sou dos que tem um olho so.

A maioria dos dois-olhos que conheco ja desistiu de lutar e optou pelo anonimato. Quando eles tem uma ideia brilhante, colocam a solucao na mesa de seus chefes e deixam que a ideia seja descaradamente roubada. Eles se fingem de mortos, pois sabem que, se agirem de modo diferente, poderao tornar-se v�timas.

Mas ha sa�das melhores.

Se seu chefe tem um olho so, mude de emprego e procure companhias que valorizem o talento, que tenham criterios de avaliacao claros e baseados em meritocracia. Sao poucas, mas elas existem e precisam ser prestigiadas.

Ou, entao, procure um chefe que tenha dois olhos e grude nele. Ele e o unico que ira entende-lo. Ajude-o a formar uma grande equipe. Se ele mudar de empresa, mude com ele. Seja diferente, procure os melhores chefes para trabalhar, nao as melhores companhias.
Normalmente, as grandes empresas ja sao dominadas por reizinhos de um olho so.

Por isso, considere criar um negocio com outros como voce. Voces terao sucesso garantido, pois vao concorrer com milhares de executivos e empresarios de um olho so. Nosso erro como nacao e justamente nao identificar aqueles que enxergam com dois olhos, para poder segui-los pelos caminhos que trilham. Eles deveriam ser valorizados, e nao perseguidos, como o sao. O Brasil precisa desesperadamente de gente que pense de forma clara e coerente, gente que observe com os proprios olhos aquilo que esta a sua volta, em vez de ler em livros que nem foram escritos neste pa�s.

Se voce for um desses, tenha mais coragem e lute.
Junte-se a eles para combater essa mediocridade mundial que esta por a�. Voces nao se encontram
sozinhos. Nosso povo tem dois olhos, sim, e e muito mais esperto do que se imagina. Ele esta e sendo
enganado ha tempos, enganado por gente com um olho so.

Foi-se o tempo de uma elite pensante comandar a massa ignara. Hoje, a maioria do povo tem acesso � internet
e a home pages com mais informacao do que essa intelligentsia tinha quando fez seu doutorado. Se
informacao e poder, ela nao e mais restrita a um pequeno grupo de bem formados.
Nosso povo so precisa acreditar mais em si mesmo e perceber que cegos sao os outros, aqueles com um olho so.


-E
www.superedge.com

A festa acabou : Red Hat cancela suporte ao Linux gratuito

fonte: INFO Mag
S�O PAULO - A Red Hat enviou um e-mail esta semana a seus usu�rios - e tamb�m publicou um comunicado em seu site - onde afirma que vai acabar com a linha que oferece o Red Hat Linux gratuitamente por download na internet, e tamb�m dar fim � sustenta��o e suporte do produto.


Diz ainda que est� "oferecendo recursos para que o cliente migre para outra solu��o" da empresa.

O suporte �s vers�es 7.1, 7.2, 7.3 e 8.0 do Linux acaba agora no dia 31 de dezembro de 2003. A vers�o 9 receber� sustenta��o e suporte at� 30 de abril de 2004. Depois disso, quem baixar o programa o far� por sua conta e risco.

Outro an�ncio: a empresa n�o vai lan�ar mais nenhum produto dentro da linha Red Hat Linux.

Em seu site, a Red Hat diz que, como agora as empresas est�o adotando o Linux, ela entendeu que o produto antigo "n�o se encaixava mais a todos os usu�rios". A id�ia � fazer com que todo mundo migre para a linha Red Hat Enterprise Linux, seu "novo padr�o para o Linux corporativo".

Para ver, em ingl�s, os conselhos que a Red Hat postou em seu site, na p�gina Red Hat Linux Migration Resource Center, entre em RedHat

And the Edge project list continues to grow...


- Do not be defensive.
If some decision must be taken, take yourself before you loose the timing. Sometimes you hit a wall � in your work, in your relationships, in your life. Remember, every wall has a door. Find the door. Walk right through it.
- Do not find yourself unreplaceable.
If you cant be replaced, you cant be promoted and achieve higher.
- Measure your possibilities.
In any project (professional or in the life), multiply the negatives aspects by 2 and divide the positive by half
- Wear sunscreen

www.superedge.com
-E