site stats Blog da Scarlet: 06/01/2004 - 07/01/2004

La poci�n encantada


Existen tres sirenas que andan por ah�,
due�as de los poemas que con sangre escrib�.
Ve tu y p�deles por m�, p�deles que te den de la poci�n
que yo uso para no sentir "Saudade" en mi coraz�n.

Y para cuando la tomes
Te propongo ver la vida con un caleidoscopio;
Te sugiero dejar huellas en el aire.
vale la pena no pensar
y te dejaras mucho de que hablar.

Hace como hice,
abre tus alas, flota;
Sale Y siente que el sol te toca.

? ves ? como las cosas pierden gravedad ?
pierden su tama�o hasta que ya no estan.
despu�s de tantas vueltas no es tan importante;
despu�s de lo tener, todo no sera bastante...

Y quedate a mirar directamente el cielo.
Y trata de guardar un d�a de silencio.
dime si a un a�o de aqu�.
Entonces veras si lo que hoy importa sigue asi.

Desenvolvedores n�o s�o bichos


Quantas vezes n�o escutamos que desenvolvedores de sistemas s�o introvertidos?
Particularmente n�o acho isso verdade, na grande maioria dos casos, mas concordo tambem que temos uma facilidade bem maior de concentra��o que a maioria da popula��o corrente; e s�o essas duas coisas que somadas que acredito d�o a impress�o desse quadro.

Essa capacidade de manter o foco em uma �nica tarefa durante longos per�odos com a exclus�o de diversos outros fatores, j� levou pesquisadores a compararem esses profissionais com o autismo em certo grau. Uns afirmaram que os desenvolvedores de sistema sofrem de um "certo autismo temporario" enquanto desenvolvem suas tarefas. Onde n�o concordo em absoluto, mas como disse, � f�cil fazer essa relac�o. De maneira similar, nossa concentra��o facilmente pode ser quebrada. Analisar um projeto, modelar o mundo computacionalmente e expressar este universo em linhas de c�digo s�o atos de criatividade. N�o sendo apenas ci�ncia; isso � engenharia, embora sejamos bastante felizes quando temos que aplicar ci�ncia e id�ias de engenharia durante esse proceso criativo.

� f�cil ver como se empolgam esses profissionais quando falamos em implementaram aquela rotina de rede neural usando �lgebra linear ou como modificar a classe-base de um dataset para oferecer maior flexibilidade. Isso � criatividade. Ali�s, acredito que essa seja uma das raz�es pela qual somos t�o felizes trabalhando em novos e desafiantes projetos numa empresa puramente de tecnologia, ao contr�rio de trabalhar em manuten��o ou em uma empresa financeira, que apenas tem um departamento grande de inform�tica. E o ponto aqui n�o � porque o c�digo do projeto est� antigo, mal documentado, escrito ou especificado...a raz�o � bem mais simples: � porque a tarefa de manuten��o deixa pouco espa�o para a inventividade, para a oportunidade de criar. Pesquisas indicam que quando trabalhando com projetos novos, somos normalmente conduzidos � um estado de mental onde as id�ias simplesmente parecem voar ou flutuar no espaco. N�o � � toa que muitas vezes nos pegamos falando sozinhos, como que em uma discuss�o interna sobre nosso proprio sistema.

Quem j� teve a oportunidade de bater um papo com um webdesigner, um engenheiro de sistemas ou algu�m da �rea de marketing, sabe como � esse isso; Eles simplesmente enxergam o mundo com outros olhos.

E esse � um estado mental altamente prazeroso, estimulado pela libera��o de serotonina, o mesmo que � liberado pela sensa��o do chocolate. Exatamente no alcance desse estado mental � onde a empresa, o neg�cio ou o indiv�duo produzem. E falo n�o somente de produ��o de sistemas, falo em produ��o e retorno financeiro.

Estive numa palestra, em San Francisco, e vi Bill Gates dizer que: "para id�ias inovadoras e originais aflorarem no seu tempo, vo�� tem que estimular a sua equipe a seguir seus pr�prios desejos, desejos que muitas vezes s�o levados por forcas que desconhecemos, �s vezes na cor da sua sala, na proximidade de uma janela, numa planta em sua mesa de trabalho...� atrav�s da combina��o desses fatores aleat�rios que as coisas novas e criativas aparecem e se mantem num processo criativo!".

E falando sobre o processo criativo, a capacidade de seguir uma linha de racioc�nio formando a solu��o ou uma id�ia durante o pensamento; ele � algo leva tempo para ser atingido, e � fragil. Se o fluxo de pensamento de um desenvolvedor � interrompido, ele pode levar ate 1 hora para atingir o mesmo ponto outra vez. E essa hora, � onde ocorre a perda de produtividade da sua equipe. E se o desenvolvedor � interrompido v�rias vezes durante o dia, ele pode at� perder o dia de trabalho sem atingir novamente esse estado.

O fluxo do pensamento � fr�gil... Mas felizmente n�o t�o fr�gil como parece ser.

Ele pode ser interrompido somente se isso for decorr�ncia de uma mudan�a de contexto; ou seja, se um companheiro me dirigir a palavra para discutir o esquema RSA do meu algoritmo PGP, eu sou capaz de dar assit�ncia e ainda continuar com meu trabalho... At� aqui ok. Mas se ele me pergunta se gostei do filme de ontem, se vou sair hoje � noite ou algo nesse sentido, o contexto se perde e se eu n�o mantiver a minha concentra��o, o fluxo se vai. � assim que explico como � feito o desenvolvimento de sistemas em pares, metodologia conhecida como extreme programming.

Ou seja, Podemos alternar entre diferentes tarefas, contanto que elas estejam ligadas pelo mesmo contexto.

Outra sugest�o de como eu mantenho o fluxo: me apego as coisas que me estimulam e d�o prazer. Pode ser aquele papel de parede com uma foto de uma nebulosa, pode ser a cor do meu monitor, pode ser a localiza��o do meu desk perto de uma janela onde eu possa ver o mundo l� fora...Isso em geral faz o desenvolvedor produzir mais; ele se sente no seu ambiente; um predador no seu habitat. Infelizmente, a maioria das empresas adota a mesmice no quesito design. Todos aparentam o mesmo, do vendedor ao contador passando pela secret�ria at� o desenvolvedor de sistemas... Como sere humano e profissional prefiro minha identidade, com minhas coisas e at� mesmo o vaso com meu cactus ao lado a ter aquela escrivaninha padr�o dos escritorios.

Ruidos...Ruidos...Ruidos... Quando se atribui uma tarefa de pesquisa, desenvolvimento e implementa��o, a melhor maneira de se garantir que o produto ter� qualidade suficiente � oferecendo um ambiente favor�vel � esse empreendimento. Ambientes ruidosos, muita conversa��o, muitas trombadas pelo pequeno espa�o f�sico...tudo isso s�o s�rios agravantes � produtividade, no meu entendimento... Na verdade, particularmente, isso me estressa. �s vezes, at� demais.

Solu��o: saio, levanto, dou uma volta...e espero as coisas se acalmarem ou a multid�o se dispersar. Um dia eles ver�o o seu estilo e ir�o lhe respeitar e respeitar seu profissionalismo (�! acho isso mesmo, falta de respeito!). Mas se depois de 10 minutos a baderna desrespeitosa ainda continuar, paci�ncia mas � hora do contra-ataque... Obviamente isso raramente ocorre em empresas de tecnologia. Mas ja passei por uma situa��o dessas e n�o recomendo a ningu�m.

Ali�s, sua companhia tem uma sala dessas para descanso? chill out?

Se um desenvolvedor pede para ter 2 horas por dia para sua tradicional aula de gin�stica, deixe-o ir. Ele voltar� para terminar o trabalho bem mais disposto. A mente humana tamb�m precisa de descanso. Defendo a teoria da disciplina da mente atrav�s da disciplica do corpo. � fato: um videogame dispon�vel para um desenvolvedor �s vezes � muito melhor para sua produtividade que aquela pizza gr�tis durante late-night work.... Meus companheiros de Halo que o digam! N�o gosto de ficar enclausurado e depois receber comida como pr�mio ou motiva��o. "Programadores, n�o sois cachorros; homens � que sois!!"

Ent�o o leitor pode questionar: videogame? horas livres para academia ? pr�prio material de escrit�rio?...tudo isso sai muito caro!!

Meu amigo, se voc� nesse ponto da leitura est� se questionando disto, me desculpe mas pare imediatamente de ler !! Tome uma pausa, talvez um caf�, volte e recome�e a leitura desde o in�cio...prestando mais aten��o dessa vez.

A tarefa de desenvolvimento de sistemas computacionais envolve mais do que uma tarefa bra�al, envolve talento e criatividade. Eu n�o metrifiquei aqui o quanto v�o custar essas solu��es e sugest�es, mas de uma coisa tenha certeza: os ganhos produtivos s�o imensos! o ambiente de trabalho fica mais harmonioso, menos tedioso, mais pessoal... e � bem provav�l que voc� veja aquele programador sozinho �s 23:30 horas trabalhando numa sexta-feira fazendo c�digo sem reclamar de nada da vida, e ainda com um sorriso no rosto.

Afinal ele estar� se sentindo em casa. Think about it!!.

Inner Trip


I am forwarding with my trip, flying up high,
With my feet far away from the safe solid ground
To live at the edge, running the sideways,
The sidewalks of nowhere.

And by your mirrored image and perfection,
you...Come with me, take my hand and give me the direction where I should blindly walk.

Once they told me that it was impossible; I said: it is necessary !
And they told me that I was loosing my mind ( by doing it all au-contraire )

And I just said: But it is needed, I need it...it is necessary!

So I go forward with the trip, jumping from a place and feeling my free fall at sky high
And getting forward... with my own trip
And so then finally, I experience myself
in other places,
Other seas, flying free, feeling the bliss,
Diving deep into the pitch black

And what gives me the strength is not the sea neither the abyss.
But the shore, the limit and its own denial within.

Then I know...is when I get lost that I find myself.

Get the latest version of your Life Project


Segundo o Xico, "um calor do cao!", pra mim, um frio de matar.

Passei, andei, e juntei tudo o que pude levar. Vou andar o caminho que parece que eh meu (eh bom que eu agarre ja!).

Daqui pra tras, nao tenho mais nada. A estrada eh para frente, juntarei tudo que consegui por coincidendia e desenhando a maluquice no meu lencol, esperando que o ceu nao rache sob meus pes, sem que leve meus cobertores e eu fique me perguntando : "E agora?"

Uma sensacao dificil de explicar. Aqui, pra mim, tudo parece estar muito no seu lugar.

Suave eh a cidade, suave eh a noite em que eu saio, para conhecer a cidade sem medo de me perder por ai. Sem medo de mendigos esmolando pela rua, vestindo a mesma roupa que foi minha.

Muito grande e tao pequena, parece que estamos distantes demais das capitais. Enquanto isso, no nosso pais vejo que nos estamos tao distantes disso, mas nao eh maior que a distancia do primeiro mundo. Que pena! Cada vez mais descubro que o primeiro mundo eh tao muito mais distante do horizonte do meu pais.

Eu sempre quis viver no velho mundo, na velha forma de viver... 3o. Sexo, a 3a. Guerra, o meu 3o. Mundo... Terceiros par mim sao tao dificeis de entender.

9 da noite, neste momento vejo o sol e uma nuvem no ceu, mesmo eu estando na sombra, envolvendo meu olhar.

Olhando nos olhos da meninas helveticas. Olhos iguais ao ceu azul ao meu redor.

Viagem no Tempo


Sobre a viagem no tempo, eh teoricamente possivel sim, mas nao existem grandes vantagens em ir ao passado. Explico mais na frente.

Por exemplo, uma viagem pela fisica Einsteiniana de 10 anos no futuro, ao redor do nosso sistema solar geraria um lapso de 1000 anos. Ou seja, nao existira mais ninguem aqui da equipe que fez o projeto para saber
noticias....e como diria o prof. Hawking, quem iria nos receber no aeroporto pra dar beijos? :-) is ser no minimo frustrante...

E a nave do tempo? bem, para se ter uma ideia de como eh dificil a facanha, imagine q a nave seja um fusquinha. Uma nave desse tamanho seria impossivel faze-la acelerar a pelo menos 10% da velocidade da luz...um absurdo pensar nisso hoje em dia. Mas vc me para e diz: "Ei Edge, hoje em dia existem aceleradores de particulas, como o da universidade de princeton, nos USA, que lancam corpos na velocidade da luz"

E eu digo: "Claro que sim, mas esses corpos sao moleculas...infimos...e alem disso, nao sei se voce sabe o acelerador da universidade de princeton tem um quilometro de extensao. Se eh preciso um quilometro de extensao para fazer acelerar uma molecula aa velocidade da luz, imagina uma nave tripulada !!! Seriam distancias planetares !!"

Segundo os calculos de Sagan, seria preciso um acelerador do tamanho da orbita de Marte para acelerar o nosso fusquinha a 60% da velocidade da luz...Milhoes de pessoas nao tem ideia do absurdo de grande que eh isso.

Vou lhes dar uma ideia.( Os criancas e adolescentes adoram quando faco essas comparacoes ): Desenhe um ponto numa folha de papel, essa eh a Terra. 1/2 centimetro distante desse ponto, desenhe outro ponto, essa eh a lua...1 metro e 30 centimetros depois desenhe outro ponto, esse eh Marte. Desse ponto onde estah a terra, imagine um ponto agora 300 metros distante...esse eh Jupiter.

As distancias espaciais sao absurdas...Notastes o quanto somos infimos no nosso sistema solar? e no universo? o sistema solar eh nada mais do que um ponto na via lactea, que nao eh nada mais nada menos do que uma das mais ridiculas e novas q existem.

E agora? O segredo eh mandar informacoes em naves diminutas, do tamanho de um ovulo
por exemplo. Jah temos tecnologia pra issso, mas infelizmente a nanotecnologia ainda nao descobriu como agrupar elementos dentro desse espaco...ou seja, nao adianta de nada mandar pro futuro o vazio do nosso tempo.

As informacoes seriam em cadeias de DNA, pois eles sao capazez de se perpetuar durante seculos...ele sofrera mudancas, claro, como jah disse no email anterior sobre a viagem dos gemeos, mas o detalhe: o DNA basico nao sofre mudanca ! essa descoberta eh genial e pode ser a chave do futuro.

A nave deve ser lancada perpendicularmente ao plano do sistema solar para nao sofrer inifluencia dos planetas. Newton nos ensinou q corpos sofrem aceleracao negativa ou positiva.

E se lancada hoje, no ano de 2000, somente no ano de 2010 ela alcancara 60% da velocidade, e em 2100 e tantos alcancara 90%...(de novo, viajem ao passado eh inviavel e sem razao)...Mas Edge, porque essa distancia tao grande de anos entre 60 e 90 por cento? Eh porque quanto mais se aproxima da velocidade da luz, a aceleracao vai tendo ganhos cada vez menores.

mas entao? devemos ficar parados? claro q nao, eh dever da humanidade dar o proximo passo, se arriscar no desconhecido e mesmo q isso nao traga resultado nenhum para nos, esse serah nosso presente para as futuras geracoes daqui a varios seculos, e eles vao agradecer. Onde quer que eles estejam...

Nasceria entao uma nova ciencia para isso, com dimensoes ainda nem imaginadas...e assim como nasceu a computacao e seus efeitos, todas as ooutras ciencias ganhariam com ela...biologia, fisica, robotica, neurologia...todas elas seriam beneficiadas como nunca foram na historia da humanidade.

Foi assim com as embarcacoes, caravelas e clippers, tambem a filosofia e a politica.
Imagina o que nos poderiamos fazer com esse conhecimento? seria sensacional!

Sei sei sei...absurdo ne? mas entao? qual a saida? nao fazer? um passaro nao voaria se soubesse dos riscos que corre?
'Nunca diga para um passaro q nao voe, nem diga para um homem q nao sonhe' -
William Travis

Horoscopo do dia para Cancer

por Hemetério
Hoje, amigo canceriano, a lua estara fora de curso.

O Que Fazer Quando a Lua Estiver Fora de Curso?

recolher-se e preparar o esp�rito para continuar a luta do dia a dia em dire��o ao destino de felicidade aspirado.

cumprir todas as pequenas obriga��es cotidianas.

entrar em contato com os deuses atrav�s da ora��o, mesmo n�o acreditando em astrologia, observar o que acontece com os relacionamentos sociais durante esses per�odos.

praticar a miseric�rdia, porque se voc� se der ao trabalho de seguir a tabela e observar seus efeitos, perceber� tamb�m os desatinos que as pessoas cometem durante esses tempos.

Seja tolerante e misericordioso com elas, porque a �nica a real vantagem que poderia coloc�-lo acima de outras pessoas n�o � o conhecimento te�rico, mas o amor.

se tiver de iniciar algo importante, protele.

se o desespero tomar conta de voc�, respire fundo e deixe o tempo correr livremente.

se for desafiado pela agress�o de outrem, fa�a de conta que n�o � com voc�, deixe passar.

se tiver boas id�ias, anote e reconsidere quando a Lua tiver ingressado no signo seguinte.

se ouvir not�cias que considera importantes, deixe o tempo correr e perceber� que nada disso era o que parecia ser.

n�o preste aten��o a boatos, pois quando os humanos est�o mais desorientados � quando produzem os murm�rios mais cru�is e in�teis. prepare-se para tolerar confus�es, esquecimentos e desentendimentos.


Nota
------------ - - -


Re re re...Eu me abro :-)

Tomando a coisa ao pe da letra, se a Lua estiver fora de curso my friend, nao ha nada que se possa fazer.

Lua em rota de colisao:
Fim dos tempos. Armaggedon. Bater as botas. Fim do mundo. O planeta de parte em tres peda�os. Antes disso, o aumento exponencial da pressao da gravidade faria a Terra e a Lua se esfarelarem como dois cuscuzes.


A Lua se afastando para sempre:
Pior ainda. O sistema terra-lua funciona como um patinador rodopiando e segurando um balde d'agua cheio. Se ele soltar o balde, tendera a aumentar a rotacao e se descontrolar, podendo ate cair. No nosso caso, aumentando a rotacao da terra, haveria um "inchaco" do Equador terrestre e a consequente ruptura da crosta.

Vulcoes!! terremotos catastroficos aconteceriam!! como quando a gente rompe a casca duma torta e o recheio no interior escapa pra superficie. Eu nao queria estar ai pra ver isso. :-)

Alem disso, quem sobreviver teria um destino pior: a Terra sem a lua seria como um carro que puxa da direcao. Desestabilizados, Podemos ir pra direita, e se perder na imensidao vazia e fria, e nos tornamos uma bola de futebol congelada; ou: podemos ir pra esquerda cairmos em espiral no sol.

Adoro catastrofes astronomicas :-) !!

Brit�nicos querem ca�ar aster�ides


Um comit� de especialistas pediu US$ 32 milh�es ao governo do Reino Unido
para montar um telesc�pio no hemisf�rio Sul com o objetivo de monitorar
aster�ides que passam perto da Terra. Eles recomendaram criar um centro para
desenvolver meios de destruir um objeto em curso de colis�o. (DA "REUTERS")


Nota:
Ja nao era sem tempo! Nao eh questao de ficar eternamente esperando um eventual choque com um asteroide. Isso VAI acontecer, queiram ou nao os estatisticos. Pode ser hoje ou na proxima glaciacao, mas vai acontecer.

Tivemos a sorte de ter o maior atrator de asteroides do sistema solar a postos - e na posicao certa - em 1994. Um cometa foi atraido por Jupiter, esse gigantesco filtro de impurezas, e evitou-se que um cometa de 20 Km de diametro saisse por ai desgovernado. Quem sabe onde ele iria bater?

Um choque da mesma magnitute do que atingiu Jupiter faria com que a terra experimentasse um fenomeno ainda nao constatado, mas teoricamente possivel.

Trata-se da liquefacao do solo (isso mesmo !!), o que pode acontecer sob grandes terremotos.

Ou seja, sob um impacto tao violento, o solo se comportaria como um fluido, exatamente como uma geleia ou um monte de areia que escorre pela ampulheta.
Estariamos sujeitos as mesmas leis mecanicas que governam o movimento das ondas, por exemplo. Se da para imaginar o estrago que faria em montanhas, e em inserbergs, imaginem em cidades...

Outro detalhe: O choque eh tao ou mais viloento de acordo com a velocidade do corpo - energia cinetica - e sua massa. Nas proximidades da Terra um corpo com as mesma dimensaes do que atigiu Jupiter seria sem duvida mais veloz, pois estaria acelerado pela presenca do Sol. Poderia ateh nem deixar crateras de impacto. Atravessaria a crosta, baguncaria todas as cadeias de montanhas e se alojaria no interior da terra, fazendo nosso planeta reverberar como uma arquibancada mal feita, lotada durante um jogo do Mengao.

Proponho que se for impossivel evitar o choque, que pelo menos tenhamos direitos sobre as imagens. Cameras postadas na Lua e numa orbita segura poderiam filmar o evento e explicar pras proximas geracoes - se ainda restar :-)

Odair Jos�, Primeiro e �nico

Odair Jos� lan�ou este ano CD vivo. 18 can��es, entre elas, o cl�ssico "Vou tirar voc� desse lugar".

Odair � um sujeito esquisit�o. Ele ri pouco. Mas v�-se que � boa-pra�a. Tem cara de bandido de velho-oeste. Mas suas m�sicas possuem uma ternura que salta aos olhos. Odair � um remanescente dos tempos em que n�o havia FM, a m�sica popular n�o era t�o diversificada como hoje e o r�tulo ``brega'' sequer existia - em 1972 todo mundo era brega. Mas ningu�m sabia disso.

Sua entrevista no J� Soares Onze e Meia, em 96, foi memor�vel.

Sua hist�ria de vida � curiosa. O jovem Odair foi adotado pela zona paulistana e de l� se lan�ou artisticamente. Ele e seu viol�o j� dormiram pelos banheiros da rodovi�ria de Londres.

Mas o melhor s�o as m�sicas. O J� pede que ele toque algo e ele pega o viol�o, assume aquele ar compenetrado de n�o-riam-porque-�-s�rio e toca. Do fundo do cora��o. A plat�ia ainda ensaia alguns risinhos. O entrevistador tenta inserir piadinhas. Mas � in�til: Odair continua s�rio, mesmo cantando coisas que a maioria s� cantaria de goza��o.

Suas can��es destilam considera��es filos�ficas sobre Deus, a vida, o amor, a paternidade, a solid�o. Cheias de �bvios ris�veis como s� as grandes verdades podem ser. Mas tamb�m falam de garotas de programa, p�lulas anticoncepcionais e empregadas dom�sticas envergonhadas. Tudo numa franqueza admir�vel. Tem o cara que comprou uma revista masculina e encontrou a foto da ex, olha que maldade. Tem o outro que sabe que a garota d� pros amigos dele s� pra fazer ci�me, a ingrata.

Temas machistas? Ing�nuos? Talvez. Mas na boca de Odair ganham ternura e romantismo
insuspeitados. Voc� escuta e pensa: ser� que ele est� falando s�rio mesmo?
Pois, pro seu governo, est�.

Em 1973, com o pol�mico sucesso ``Pare de tomar a p�lula'' (porque ela n�o deixa nosso filho nascer), Odair despontou pro pa�s inteiro, deixando a Igreja incomodada: pro�be ou n�o pro�be o diabo da m�sica? A can��o n�o defendia a anticoncep��o, pelo contr�rio... mas tocava no tema. E isso j� era muito naqueles dias de tantas hipocrisias
oficializadas. Com ``Deixa essa vergonha de lado'' ele se tornou o guru-terror das dom�sticas. Se voc� tem seus 35 anos ou mais talvez lembre de uma certa pol�mica dessa �poca: Odair Jos� ou Caetano Veloso? Parece mentira mas � verdade. Os dois inclusive chegaram a cantar juntos a cl�ssica ``Eu vou tirar voc� desse lugar''. Tempos loucos aqueles!

Nos anos 80 Odair andou esquecido mas nos 90 voltou � tona gra�as a movimentos musicais sat�ricos como Os Necess�rios e a Banda Vexame, que o adotaram como padrinho. Os Tit�s tamb�m declararam seu amor e lhe deram uma m�sica (``Baby''). A partir da� Odair ganhou uma certa aura cult e hoje sua obra bem que merecia ser relida como fizeram com a de
Roberto Carlos. Mas aten��o. Ele n�o � neo-sertanejo de cal�as apertadas. N�o faz o g�nero bonitinho de Daniel nem � raposa velha como Reginaldo Rossi.

Odair � �nico. Mas � um pato desajeitado entre os cisnes da grande m�dia: por isso ela n�o o adota.

A Globo-Universal lan�ou este ano o CD "Odair Jos� ao Vivo",
com 18 can��es. L� est�o velhos sucessos como "Esta noite voc� vai ter que
ser minha", "Que saudade de voc�'", "A noite mais linda do mundo" e "Eu,
voc� e a pra�a". Banda ensaiada, arranjos modernos, plat�ia empolgada. Tem
tamb�m "Vou tirar voc� desse lugar'', claro. Voc� eu n�o sei, mas muita
gente boa j� chorou essa m�sica num cabar�, agarrado numa garrafa de
Dreher. Mas hoje n�o existem mais cabar�s... Tempos estranhos.

"Encostei o meu carro na pra�a e voc�, um tanto sem gra�a, sorriu pra mim"...

Se voc�, meu amigo, � desses que sentem atra��o por esse universo brega pr�-FM, feito de bares de cortininha, radiola com discos arranhados e meninas vindas do interior... ent�o escute Odair.

De prefer�ncia numa dessas noites em que est� de saco cheio dessas mulheres sabidas demais das cidades grandes. Pegue sua bebida, sente ao sof� e entenda a mulher ``oda�rica'': ela certamente trabalha em loja de departamentos, tem um jeito simples, � discreta e honesta. Aborde-a com delicadeza. Ela tem um passado triste nos olhos e aceitar� um drinque com reservas. E amar� voc� do jeito que voc� �. Que, c� pra n�s, meu caro, � o que voc� anda precisando.

O final do texto sobre a meninazinha da loja de departamentos me lembrou a Josy.

Rapida retrospectiva 94:

Estava voltando da faculdade, sentado, isolado, no fundo do onibus, como sempre.
Eram pra lah de 23:30 daquela longa e cansada sexta-feira.

O onibus faz a parada em frente ao Shopping Iguatemi e aquela jovenzinha embarca.
Confesso q nao estava interessado nela, nem a notei na verdade; estava era morto de cansado, quase cochilando e lembrando da prova de compiladores que acabara de fazer.

Ela sentou do meu lado e comecou a puxar conversa com esse elemento que vos relata.

Aos poucos notei que ela era, digamos, bonitinha, com a mesma beleza que o Ricardo Kelmer descreveu nos seus textos.

No final da corrida, ela jah era linda !

Tivemos por assim dizer, um breve relacionamento, eu ia busca-la no Iguatemi depois da
aula (ela trabalhava na sapataria Belem) eu dormia na casa dela; casinha que na verdade nao passava de um quartinho alugado, muito humilde, muito simples, mas tratado com igual carinho e dedicacao.

Ela nos trazia comida aa noite, me preparava surpresinhas com o parco e contado dinheiro que ela tinha e tudo mais. Ficamos juntos 5 meses e acredite, apesar
de dormirmos juntos ela nunca se deixou "influenciar".

Josy me lembrou de uma ingenuidade que, ja naquela epoca, eu ha muito jah me esquecera. A gente se separou nem lembro mais porque...digo...lembro, ela estava pensando em voltar para o interior. E agora nao ha como nao lembrar Gonzagao:

"Quando o verde dos teus olhos/se espalhar na plantacao/nao chores nao, viu?/eu voltarei, viu? ao meu sertao.."

Foi isso...

Hoje refletindo sobre o meu passado vejo as mulheres, boas mulheres, que
passaram por mim. Muitas e a maioria, na verdade, eu nao soube ama-las devidamente ou como deveriam ter sido...mas felizmente aprendi isso com o tempo (Obrigado pelos conselhos, minha mae)

Ela queria apenas amar e ser amada. Coisa que todos querem, coisa que eu parecia
que tinha para lhe oferecer, mas na verdade nao tinha nada. Era um vazio ambulante.

Josy era meiga, simples e ingenua demais, por isso nao fui capaz de compreender aquele amor.

-E
www.superedge.com