site stats Blog da Scarlet: 09/01/2004 - 10/01/2004

Prologo

clique aqui para ver como a aventura comeca...



O dia parece otimo para uma viagem.

Keane levanta-se, depois te ter ja preparado toda a sua bagagem. Uma pequena troucha de roupas, calca um par de sapatos, coloca sua blusa preferida, carrega tambem seu amuleto no peito.

Ja sabe viver assim. Uma roupa cobrindo seu corpo e outra secando ao sol, eh tudo o que ele precisa.

Novamente, ele olha para aqueles com quem conviveu tanto tempo nesta simples e aconchegante casa. E novamente sente a dor do seu coracao, por partir e deixar para tras nao somente aqueles novos amigos, mas tambem todo o empenho que empregou ao conquista-los. Teve que cativa-los, que ser parte da vida deles, conheceu um novo amor, apaixonou-se, sorriu junto e fizeram planos juntos.

Mas a caminhada deve continuar. E ele lembra o quao frio e vazio tornou-se seu coracao nos ultimos anos. Talvez ele nao seja assim, mas talvez essa seja a desculpa que ele de a si mesmo para ter coragem e deixar tudo para tras. Ele precisa acreditar em algo mais forte, e por enquanto a frieza e o olhar seco sao os sentimentos mais fortes que carregam dentro de daquele jovem corpo.

Sai da casa sem fazer barulho, olha uma ultima vez para seus amigos e sua amada...com muita dor no coracao...mas lembra-se:
- Sou frio. Deus brinca com os homens e seus sentimentos, colocando e tirando pessoas nas suas vidas ao bel-prazer. Nao me sujeito as regras divinas e me rebelo assim, deixando para tras tudo que conquisto com os homens. Essa eh minha maneira de desafia-lo Deus.


E Keane comeca sua caminhada. E pensa lembra das palavras da sua ultima conversa com o demonio dentro dele, na noite passada. Seu inferno interior lhe disse:

- Jovem Keane, nao resista. Aceite. Ate Deus tem seu proprio inferno: Seu amor pelos homens


Keane caminhando voltou a ser ele mesmo agora, e aqueles sentimentos que tomaram conta da sua vida, agora ja nao estao mais presentes.




A viagem de Keane

Filho de uma tribo Touareg, aprendeu como poucos a matematica de Al-Karishmi, conviveu com os mouros atravessando o deserto de Hajif, sabia guiar-se e navegar pelas estrelas, ao completar 20 anos, seguiu o ritual da tribo e despediu-se para iniciar sua propria busca da verdade (se eh que ela existe) e familia. Este eh o jovem Keane.

Mas um dia, num desses dias tao incrivelmente frios, e extremamente fortes e absurdamente efemeros quanto sao os ventos Moosum que sopram em setembro, ele sofreu aquela perda, talvez a maior da sua ate agora curta e jovem vida que mudou sua vida para sempre, abreviando sua vida para apenas 2 capitulos: antes e depois deste fatidico dia. Talvez por isso nao aceitou seu papel na historia, e por vezes passou de heroi a algoz.

Quanto a mim. Eu fui companheiro de Keane durante os 40 anos em que viveu ao meu lado nas suas aventuras. Tambem fui as masmorras com ele, tive momentos de alegria e tristeza, mas tambem estive presente nas vidas que ele ajudou a destruir, vi amores nascerem e serem assassinados por ele.

Nao sou juiz, por isso nao julgo sobre suas atitudes ou a razao das decisoes que ele tomou na vida, a grande maioria delas de fato as condeno. Mas ha proposito em tudo nesta vida. Ele deve ter tido seu proposito interior, afinal segundo notava-se, carregava dentro de si um segundo Eu, referenciado umas poucas vezes por ele mesmo de seu demonio interior.

Nao conto a historia como ela foi, e sim como eu a vi ou do que soube ou conclui. Eu sou Rahstam, e contar essa jornada eh o meu proposito.




A viagem de Keane

- Prologo
- O deserto
- capitulo I




Mulher - Sua origem e seu fim

(Lu�s Fernando Verissimo)

Existem v�rias lendas sobre a origem da Mulher. Uma diz que Deus p�s o primeiro homem a dormir, inaugurando assim a anestesia geral, tirou uma de suas costelas e com ela fez a primeira mulher. E que a primeira prova��o de Eva foi cuidar de Ad�o e ag�entar o seu mau humor enquanto ele convalescia da opera��o. Uma variante esta lenda diz que Deus, com seu prazo para a cria��o estourado, fez o homem �s pressas, pensando �Depois eu melhoro", e mais tarde, com o tempo, fez um homem mais em-acabado, que chamou Mulher, que � �melhor� em aramaico.

Outra lenda diz que Deus fez a mulher primeiro, e caprichou nas suas formas, e aparou aqui e tirou dali, e com o que sobrou fez o homem s� para n�o jogar barro fora. Zeus teria arrancado a mulher de sua pr�pria cabe�a. Alguns povos n�rdicos cultivam o mito da Grande Ursa Olga, origem de todas as mulheres do mundo, o que explica o fato das mulheres se enrolarem periodicamente em p�los de animais, cedendo a um incontral�vel impulso at�vico, nem que seja s� para experimentar, na loja, e depois quase desmaiar com o pre�o.

Em certas tribos n�mades do Meio Oriente ainda se acredita que a mulher foi, originariamente, um camelo, que na �nsia de servir seu mestre de todas as maneiras foi se transformando at� adquirir sua forma atual. No Extremo Oriente existe a lenda de que as mulheres caem do c�u, j� de kimono. E em certas partes do Ocidente persiste a cren�a de que mulher se compra atrav�s dos classificados, podendo-se escolher idade, cor da pele e tipo de massagem.

Todas estas lendas, claro, t�m pouco a ver com a verdade cient�fica. Hoje se sabe que o Homem � o produto de um processo evolutivo que come�ou com a primeira ameba a sair do mar �primevo", e � o descendente direto de uma linha espec�fica de primatas, tendo passado por v�rias fases at� atingir o seu est�gio atual - e a� encontrar a Mulher, que ningu�m ainda sabe de onde veio. � certamente rid�culo pensar que as mulheres tamb�m descendem de macacos. A minha m�e, n�o!

Uma das teses mais aceit�veis sobre o papel da mulher na evolu��o do homem � a de que o primeiro encontro entre os dois se deu no per�odo paleol�tico, quando um homo-sapiens mas n�o muito, chamado, possivelmente, �Ugh", saiu para ca�ar e avistou, sentado numa pedra penteando os cabelos, um ser que lhe provocou o seguinte pensamento, em linguagem de hoje: �Isso � que � mulher e n�o aquilo que tenho na caverna". Ugh aproximou-se da mulher e, naquele seu jeit�o, deu a entender que queria procriar com ela. �Agh maakgrom grom", ou coisa parecida. A mulher olhou-o de cima a baixo e desatou a rir. � preciso lembrar que Ugh,embora fosse at� bem apessoado pelos padr�es da �poca, era pouco mais do que um animal aos olhos da mulher. Tinha a testa estreita e as mand�bulas pronunciadas e usava gordura de mamute nos cabelos. A mulher disse alguma coisa como �Voc� n�o se enxerga, n�o?� e afastou-se, enojada, deixando Ugh desolado. Antes dela desaparecer por completo, Ugh ainda gritou �Espera uns 10 mil anos pra voc� ver!", e de volta � caverna exortou seus companheiros a aprimorarem o processo evolutivo.

Desde ent�o, o objetivo da evolu��o do homem foi o de proporcionar um par � altura para a mulher, para que, vendo o casal, ningu�m dissesse que ela s� sa�a com ele pelo dinheiro, ou para espantar assaltantes. Se n�o fosse por aquele encontro fortuito em alguma plan�cie do mundo primitivo, o homem ainda seria o mesmo troglodita esleixado e sem ambi��o, interessado apenas em ca�ar e catar seus piolhos, e um fracasso social.

Mas de onde veio a primeira mulher, j� que podemos descartar tanto a evolu��o quanto as fantasias religiosas e mitol�gicas sobre a cria��o? Inclino-me para a tese da origem extraterrena. A mulher viria (isto � pura especula��o, claro) de outro planeta. Venho observando-as durante anos - inclusive casei com uma, para poder estud�-las mais de perto - e julgo ter colecionado provas irrefut�veis de que elas n�o s�o deste mundo.

Observei que elas n�o t�m os mesmos instintos que n�s, e volta e meia s�o surpreendidas em devaneio, como que captando ordens de outra gal�xia, embora disfarcem e digam que s� estavam pensando no jantar. T�m uma l�gica completamente diferente da nossa. Ultimamente t�m tentado dissimular sua peculiaridade, assumindo atitudes masculinas e fazendo coisas - como dirigir grandes empresas e xingar a m�e do motorista ao lado - impens�veis h� alguns anos, o que s� aumenta a suspeita de que se trata de uma estrat�gia para camuflar nossas diferen�as, que estavam come�ando a dar na vista.

Quando comentamos o fato, nos acusam de ser machistas, presos a preconceitos e incapazes de reconhecer seus direitos, ou ent�o ro�am a nossa nuca com o nariz, dizendo coisas como �ioink, ioink� que nos deixam arrepiados e sem argumentos. Claramente combinaram isto. Est�o sempre combinando maneiras novas de impedir que se descubra que s�o alien�genas e t�m des�gnios pr�prios para a nossa terra. � o que fazem quando v�o, todas juntas, ao banheiro, sabendo que n�o podemos ir atr�s para ouvir.

Muitas vezes, mesmo na nossa presen�a, falam uma linguagem incompreens�vel que s� elas entendem, obviamente um c�digo para transmitir instru��es do Planeta M�e. E t�m seus golpes baixos. Seus truques covardes. Seus olhos laser, claros ou profundamente escuros, suas bocas. Meu Deus, algumas at� sardas no nariz. Seus seios, aqueles m�sseis inteligentes. Aquela curva suave da coxa quando est� chegando no quadril, e a Conven��o de Genebra n�o v� isso! E as armas qu�micas - perfumes, lo��es, cremes. S�o de uma civiliza��o superior, o que podem nossos tacapes contra os seus ex�rcitos de encantos?

Breve, dominar�o o mundo. Breve, saberemos o que elas querem. Se depois de sair este artigo eu for encontrado morto com sinais de ter sido carinhosamente asfixiado, como um sorriso, minha tese est� certa. Se nada me acontecer, � sinal de que a tese est� certa, mas elas n�o temem mais o desmascaramento. O que elas querem, afinal? Se a mulher realmente veio ao mundo para inspirar o homem a melhorar e ser digno dela, pode ter chegado � conclus�o de que falhou, que este velho guerreiro nunca tomar� jeito.

Continuaremos a ser mulheres com defeito, uma experi�ncia menor num planeta inferior. O que sugere a possibilidade de que, assim como veio, a mulher est� pronta a partir, desiludida conosco. E se for isso que elas conspiram nos banheiros? A retirada?

Ser�amos abandonados � nossa pr�pria estupidez. Elas levariam as suas filhas e nos deixariam com caras de Ugh. Posso ver o fim da nossa esp�cie. Nossos melhores cientistas abandonando tudo e se dedicando a intermin�veis testes com a costela, depois de desistir da mulher sint�tica. Tentando recriar a m�gica da cria��o. Uma mulher, qualquer mulher, de qualquer jeito. Prometemos que desta vez n�o as decepcionaremos.

Uma mulher!

Como � que se faz uma mulher?