site stats Blog da Scarlet: Os Tuneis subterraneos de Cu Chi durante a guerra do Vietnam

Os Tuneis subterraneos de Cu Chi durante a guerra do Vietnam



Ola amigo, tudo legal? Eu me chamo Edge. Seja bem vindo! Fomos em Cu Chi, 2 horas de carro saindo de Saigon, onde os Vietnamitas fizeram tuneis subterraneos para a guerrilha contra o exercito americano. Fica 1 hora a mais de distancia ao sul de Tay Ninh

É uma obra de pura e incrivel engenhosidade, e demonstra como a inteligencia do povo do Vietnam conseguiu prevalecer sobre o poderoso exercito norte-americano e seus constantes ataques, principalmente aereos.
no caminho encontramos diversos campos de arroz e bufalos d'agua
A ideia era a seguinte, construir tuneis subterraneos por onde os soldados cobrissem enormes distancias sem serem notados pelo exercito inimigo. E a ideia deu super certo. Imagina que um pelotao do exercito esta andando pela selva. Logo apos o ultimo soldado do pelotao passar por uma saida do tunel, saia dele um soldado do Vietnam. Esse soldado, silenciosamente ia matando um por um os americanos...somente apos a morte de 15 ou 20 eles conseguiam notar o que estava acontecendo.

essa era uma das varias armadilhas utilizadas. Um piso falso na selva. Os soldados americanos pisavam, a plataforma disfarcada girada e ele caia num buraco cheio de estacas com mais ou menos 1.5 metros Os tuneis tem 6 niveis debaixo do solo. O que é arquitetonicamente uma construcao alem de absurda, altamente perigosa e extrema. Cada nivel é cada vez mais estreito e baixo. A partir do 3o nivel, nenhum soldado americano com seu porte era capaz de entrar nele. O nivel maximo do tunel chegava ate 15 metros abaixo do solo. Em cada nivel a altura do tunel era cada vez menor. Somente os bastante magros e pequenos eram capazes de seguir ali.

E ali debaixo do solo, eles viviam durante dias, meses. Existiam casas com quartos, cozinha, banheiro e tudo mais. Eles planejavam a regiao onde iam atacar, entravam no solo e dias depois apareciam no subterraneo da cidade. Criancas chegaram a nascer nesses tuneis. Alguns tuneis inclusive iam ate o pais vizinho, Cambodia.

note que os tuneis subterraneos eram sempre feitos ao lado de uma arvore. Assim eles nao se fecham com chuva ou deslizamento de terra, e tambem oferece uma opcao da saida e ao mesmo tempo esconderijo atras das arvores Uma questao curiosa: assim debaixo da terra, como funcionava a ventilacao? De novo, a inteligencia resolveu esse problema; os tuneis sempre que possivel tocavam as margens de um rio, la eles abriam um nivel a mais do tunel e faziam passagem para a agua do rio entrar, assim criavam uma especie de caverna subterranea com um rio dentro, por onde o ar que vinha das margens entrava e corria por dentro dos tuneis. Simplesmente genial!

Outra coisa impressionante, esses tuneis conseguiram cercar Saigon e ajudar num dos momentos mais cruciais da guerra, a Ofensiva Tet.

essa é a entrada de um dos tuneis utilizados pelos vietnamitas. Compare o tamanho dele com um palmo aberto. Soldados bem magros eram escolhidos para essas missoes Assim, juntamente com as diversas armadilhas colocadas ao longo do caminho, eles tambem eram chamados de o 'inimigo invisivel'. Cu Chi e a mente criativa do povo do Vietnam foram quem efetivamente derrotaram o exercito americano; e se a guerra que por um lado mostra a que ponto a nossa crueldade pode chegar, por outro demonstra tambem a que nivel de ideias, criatividade, risco e de planejamento o nosso instinto de sobrevivencia pode atingir.

Cu Chi e sua engenhosidade e audacia hoje é tema obrigatorio em escolas de guerra e tema de diversos livros de estrategia e superacao, e varios Generais ja admitiram que Cu Chi entrou para a historia como exemplo de umas das mais bem aplicadas e efetivas estrategias de guerrilha.