site stats Blog da Scarlet: 04/01/2007 - 05/01/2007

Estadio de Futebol no mar com teto conversivel


Ola amigo, tudo legal? Eu me chamo Edge. Seja bem vindo!As construções mirabolantes continuam. Um estádio de cor amarelo-ouro, em formato de ferradura, que fica de frente pro mar e tem a cidade como vista de fundo - Esse é o projeto da ISG para o complexo esportivo aqui.

Eles são os primeiros dos 3 concorrentes a apresentarem seus projetos para a imprensa.

Os arquitetos descreveram-no como o primeiro estádio mundial à beira-mar com teto conversível.



E porque um estádio em formato de ferradura? Eu já expliquei aqui.

Além disso, o formato de ferradura oferece uma abertura para uma região chamada Kallang Basin e para a cidade a beira-mar, e por essa entrada a brisa do mar poderá refrescar todo o estádio. Que maravilha hein?

A utilização da brisa natural do mar significa também que é um dos primeiros projetos a ser 'ecologicamente correto', algo que aparentemente será uma tendência por aqui.

E mais um dado espetacular: O campo poderá ser removido de dentro do estádio, transformando assim numa imensa piscina enfiada no mar, e servirá para a prática de esportes aquáticos. Isso é sensacional!

Lojas, complexo de esportes, mirante, um hotel e um museu de esportes também fazem parte do projeto.

Os outros dois concorrentes agora tem que correr com suas idéias, o prazo limite para eles é esse mês, e o resultado será dado em julho deste ano.

Para aumentar ainda mais a pressão o ISG irá trazer Maria Sharapova para fazer uma partida de exibição. Tudo para promover seu projeto.

É aguardar os outros dois projetos, o que será que vão inventar agora?


Como Funciona uma Festa de Casamento Chinês


oi tubo bom? eu sou a Wla, que bom que você veio nos visitar!Essa semana fomos convidados para um casamento chinês. Legal! Mas aí vem a pergunta e a "preocupaçao com o bolso": o que dar de presente?

letreiro de festa de casamento chines

Estamos acostumados a ter uma lista ao nosso dispor com os presentes desejados pelos "pombinho". Aqui, com tantas diferenças e particularidades da cultura chinesa não poderia ser igual. Mas uma coisa é certa: você não precisa se preocupar com a listinha. Aqui nao existe nossa tradicional e conhecida lista de casamento, para evitar que os noivos recebam presentes repetidos ou ate mesmo para direcionar o gosto do casal.

Aqui nao tem isso!! Oba, oba!! ... Oba?? Vamos ver se você continua pensando assim..Não é bem assim.

No Brasil, o casamento é algo planejado com vários meses de antecedência, principalmente porque geralmente são as famílias dos noivos que pagam a festa. Na nossa cultura, a festa é um dos maiores gastos do casamento. E pagos pelos noivos.

Como já dissemos outras vezes aqui no blog, Chinês gosta mesmo é de $$$$$, dinheiro, grana!! E cada vez mais temos provas do quanto isso é verdadeiro.

Explico : Para início de conversa, os noivos saem convidando um por um para a festa. Seja por convite em papel ou boca-a-boca, que alias é o mais comum.

Se você foi convidado para um casamento o presente mínimo por pessoa é 50 dolares, e não é presente propriamente dito, é o dinheiro 'cash'.

Simples: Ao chegar na festa cada cadeira tem um envelope vermelho sobre ela. Antes de sair da festa pegue esse envelopinho vermelho (e sim, tem que ser vermelho, a cor da fortuna na cultura Chinesa), e coloque dentro os seus 80 dolares, depois deixe-o sobre uma mesa especialmente reservada para eles.

No final da festa, cada envelopinho deverá ter 80 dolares como presente dos amigos, 100 dolares dos familiares e 150 dos parentes diretos. Quem foi convidado e não foi para a festa deverá dar o mesmo envelope aos noivos com 50 dolares.

Aí está a pegada: Não importa, se alguém vai casar o objetivo inicialmente é falar do casamento para o máximo de pessoas possiveis. Razão Principal : Quem for convidado, mesmo que seja de boca-a-boca vai ter que pagar. Se não pagar, já sabem....'lose face', que é a pior coisa para alguém aqui.

Isso tem outra implicação: Na quantidade de pessoas que são convidadas, óbvio!!

Nesse casamento que vamos, foram convidadas em torno de 1000 pessoas!!! Bem, agora é fácil entender o motivo de tantos convidados. Se NINGUÉM for, cada um vai ter que dar 50 dolares de qualquer jeito; No final da festa, o casal de pombinhos terá 50 mil dolares para começar a vida juntos. Isso é uma pequena fortuna!!

Obviamente, para atrair mais dinheiro o cardapio também é tradicional com os famosos moon-cakes. Se a família quiser mesmo impressionar, até dança chinesa terá. ...

É...A gente se pergunta: onde fica toda a pompa da humildade da filosofia Budista nessa hora ? "Quando o assunto é dinheiro, todos somos da mesma religião", Voltaire está certo mesmo.

E aí? quem é mesmo o esperto na hora de casar?

Blogs de Brasileiros Morando no Exterior


Ola amigo, tudo legal? Eu me chamo Edge. Seja bem vindo!Uma das coisas que mais toma tempo quando a gente faz mudança para outro país é a adaptação e conhecimento da área. Afinal, o ato de sair de um local já conhecido com amigos, família, trabalho...tudo já conhecido e partir para vida em um ambiente que conhecemos somente através de pesquisa ou leitura é algo nem sempre muito fácil.

Ainda acho que a melhor forma de informar-mo-nos sobre um novo lugar ainda é entrando em contato com outras pessoas que já moram lá. No caso aqui, brasileiros que já moram no exterior.

Imagina que você vai mudar e tentar a sorte grande no exterior, seja por um trabalho que pague melhor, por decepção como Brasil ou simplesmente ir para estudar e aprender inglês ou uma língua nova...quem procurar? As perguntas começam:

  • Qual o melhor lugar para morar?
  • Alugar casa ou apartamento?
  • Comprar casa?
  • Comprar carro?
  • Como é ter filho no exterior?
  • Como é criar um filho no exterior?
  • Pontos de encontro de outros Brasileiros no exterior?
  • Dicas de viagem?
  • Como conseguir emprego?
  • Não falo Inglês (ou Espanhol, ou Italiano, ou Francês), o que devo fazer? Onde posso estudar?
  • Quanto custa?
  • A comida é forte? é estranha?
  • Tenho muitas saudades do Brasil, como fazer para atenuar essa sensação?
  • Se eu sofrer houver algum acidente, como proceder?
  • Se eu estiver ilegal, o que faço? que perigos corro? Quem pode me ajudar? Onde buscar essa ajuda?

Como podem ver, essa lista começou com um (ENORME!!) interesse particular da gente, e acredito que são perguntas que estão na cabeça de muitas pessoas ou famílias que migram para uma vida no exterior; Agora acabou virando uma categoria aqui do blog que resolvemos compartilhar e esperamos ajudar outros brasileiros que buscam morar no exterior, e até mesmo para aqueles que simplesmente desejam saber mais sobre a vida em lugares como Finlândia, Malásia, China etc.

Se você é brasileiro e mora no exterior, fique a vontade para adicionar seu blog nos comentários desse post que ele automaticamente aparecerá na lista de blogs de brasileiros morando no exterior aqui ao lado, ok? :-)

Esperamos assim ajudar outros brasileiros pelo mundo a trocarem experiências e tudo mais.

Como sempre, se tiverem perguntas mais específicas, podem escrever que teremos prazer em ajudar o possível com as dúvidas nesse assunto ;-) sintam-se em casa.


Acesso a Internet em Cingapura



Ola amigo, tudo legal? Eu me chamo Edge. Seja bem vindo!Desde Janeiro, todos aqui em Cingapura ja usufruem de acesso a internet gratuito e sem fio; basta ligar seu notebook e pronto! conexao instantanea!! Nao é uma maravilha? E ficara assim pelos proximos 3 anos. Eu alias ja tinha comentado isso com voces ha um tempo.

Ok que Cingapura nao seja tao grande assim, mas é como se fosse um pequeno estado brasileiro todo coberto com internet wireless de graca. O impacto direto disso é ver gente acessando internet em todo lugar, nos pontos de onibus, nos restaurantes, em escadaria de predio, sentado nas calcadas, na praia etc.

Do ponto de vista Asiatico, seja para diversao ou trabalho, o celular é um estilo de vida ja digital. Telefonia celular é literalmente um vicio por aqui. O governo entao decidiu dar o proximo passo e fazer tudo movel, até internet.

A rede publica é chamada de Wireless@SG. Um link mais rapido esta disponivel tambem para quem quiser ter uma conexao ainda mais potente, essa sim com assinatura mensal.

E eu posso confirmar uma coisa, a conexao gratuita ja é otima!!! Nao ha necessidade de pagar pelo super-mega-link disponivel. Fiz um teste com skype e o Gmail a partir do celular e funciona que é uma maravilha. Outro detalhe legal: Agora pode-se finalmente usar o Skype para fazer ligacoes sem ter que pagar o SkypeOut. Ja que o celulares de hoje servem como notebook ou laptop, e a internet é gratuita. Batepapo no MSN com video tambem. Maravilha!

pronto! agora posso usar meu celular para comunicar com todo mundo pelo msn, skype, yahoo messenger, ler email, sem precisar estar em casa Do ponto de vista profissional, isso é tudo é maravilhoso. Ja que basta ter um notebook com bateria suficiente e qualquer lugar agora vira escritorio. Tambem nao tem mais aquela desculpa de que 'nao consegui ver meu email', porque tanto do computador como de celular isso é acessivel agora.

Outro impacto direto sera nas futuras geracoes. As criancas de agora ja nao acham a internet algo novo, algo complicado, algo que é adicionado a vida. Internet é algo comum, como agua na geladeira, como pia no banheiro, como canal de televisao. Nao precisa assinar contrato com provedor de internet, com tv a cabo, assinaturas, nada...Voce simplesmente assume que ela esta la disponivel para todo mundo. Basta ligar e usar.

A unica coisa que precisa aqui, é um cadastro. Ja que como sabemos, internet aqui é controlada e existem leis e liberdades muito bem definidas sobre o direito digital e novas midias. Esses sao os passos para acessar a internet, e é preciso que tenha telefone e pelo menos um documento valido (para quem nao mora aqui, usa-se o passaporte).

depois preencher o formulario. Entao a sua senha de acesso sera enviada para o seu celular via sms. e como brinde, as pessoas que surfarem mais de 150 horas por mes ganham uma maquina fotografica digital. que barbada, hein? para ter acesso a internet basta acessar o site publico.
Quem estiver visitando Cingapura, agora pode ficar tranquilo e carregar seu laptop para todo lado. A internet é sua melhor amiga.

Cingapura quer corrida de F1 a noite


Ola amigo, tudo legal? Eu me chamo Edge. Seja bem vindo!Isso mesmo! Uma corrida de Formula 1 acontecendo numa pista noturna, ao melhor estilo dos jogos video games de gran turismo. Esse e' o plano ambicioso de Cingapura para colocar o pais no circuito mundial de F1.

Ja ja explicarei melhor isso. Volte breve.

Cingapura atraindo imigrantes, populacao jovem


Ola amigo, tudo legal? Eu me chamo Edge. Seja bem vindo!Preocupados com a baixa taxa de natalidade e com a população envelhecendo, Cingapura precisa adicionar pelo menos mais 2 milhões de pessoas a sua população nos próximos 40 ou 50 anos. Mas não serve qualquer um para essa tarefa. Por exemplo, o milionário Robert Chandran é o tipo de gente que Cingapura quer para atingir essa meta.

Indiano de nascimento, dono da Chemoil Energy, ele está disposto a trocar seu passaporte Americano por um de Cingapura.

O governo de Cingapura está tão preocupado com essa baixa taxa de nascimentos que a única maneira de se atingir essa meta é chamando imigrantes do nível (leia-se: nível financeiro!) de Chandran. Atualmente a população de Cingapura é de 4 milhões de habitantes.

Para esse "novos Cingapureanos", que podem se dar ao luxo de escolher onde querem morar, a cidade-estado tem muito a oferecer: ar limpo na cidade, cidade super bem arborizada e planejada, boas escolas, serviços de telefonia e internet em excelente nível de preços e acessibilidade, e principalmente, a mordida do "leão" aqui é baixíssima (o imposto de renda aqui é por faixas de renda, chegando no máximo de 20%).

Muitos outros países como Canadá, Austrália e Emirados Árabes também tem seus planos de atrair estrangeiros de ótima qualificação profissional e financeira para atingir os mesmos objetivos; acontece que o caso de Cingapura é distinto; eles tem que adicionar 50% a mais da atual população em apenas 40 anos. Em outras palavras, daqui a 50 anos, existirão pouquissímos "Cingapureanos Puros", já que quase todos aqui e seus filhos serão efetivamente estrangeiros, apenas nascidos aqui.

Veja só, os Cingapureanos verdadeiros dificilmente serão maioria em seu próprio país. Imagina?

E essa situação já está amedrontando muitos por aqui, como eu mesmo posso relatar. Primeiro, o medo de perder seus empregos para extrangeiros melhor qualificados (já que a cultura Chinesa não os prepara para o mundo da criatividade e sim o da ambição) e com aspectos culturais bem distintos (não somos Tão supersticiosos com espíritos e tempo e religiões como eles são). Além do fato de que os ocidentais são extremamente permissivos, nós gostamos do contato com novas culturas e pessoas; ao passo que os Chineses são super racistas e segregadores, principalmente com os de pele escura (indianos principalmente). Fato que todos sabem aqui mas ninguem quer aceitar.

Chineses aqui são 75% da pupolação, Malaios são 14%, Indianos são 9% e outros são 2%. Importante citar aqui, a população de Indianos está crescendo de forma vertiginosa aqui; eu particularmente duvido MUITO que Indianos sejam somente 9%...são pelo menos uns 20% eu diria...mas enfim...

Existem aqui cerca de 110 mil "Ang Mos", ou caucasianos... (categoria na qual eu me incluo) , de acordo com o Ministério do Trabalho; e estes são os vistos como ameaça potencial aos trabalhos dos residentes locais.

Quer tentar ser um cidadão de Cingapura? os critérios são secretos, mas já sabe-se que dados financeiros e background educacional são imprescindíveis. Mas desde já saibam, os diplomas de universidades do Brasil aqui valem o mesmo que uma universidade da Nigéria... infelizmente, pouca coisa.

Esse medo também faz com que a população fique preocupada, afinal eles poderão tornar-se cidadões de segunda-classe em seu próprio país. Uma família mediana em Cingapura faz 3800 dolares por mes, uma estrangeira faz pelo menos 6000 dolares. Se hoje eles já perdem financeiramente, imagina quando mais de "nós" chegarmos por aqui...

Cingapure sempre reforça a idéia de harmonia social e racial - qualquer um aqui que for pego "promovendo" ideiais ou perturbando a paz pública é imediatamente preso. Por isso formam-se uns tipos de "guetos religiosos" por aqui. Principalmente entre os Indianos.

Deixa eu explicar, os Indianos que não são de Cingapura "não se misturam com os Indianos de Cingapura". Então eles ficam aparte da sociedade, e em alguns casos, eles se consideram até mesmo superiores aos Indianos locais...Olha que quem disse isso não fui eu e sim Indranee Rajah, um político daqui.

Esse mês houve uma pesquina de um jornal local, Straits Times, onde 52% da população acha que Cingapura deve parar com essa política de imigração de atrair talentos. A Austrália atrai principalmente Europeus e classe-média-alta latina; aqui Cingapura está atraindo claramente Indianos, por isso esse medo de Indianização daqui.

Outro fator é que o crescimento precisa de lugar pra acomodar essa gente. Cingapura já é o 4o país mais densamente populado do planeta - com 6mil pessoas por kilometro quadrado.

Se continuar com os planos, em 2050, com a população chegando a de 6.500 pessoas por kilometro quadrado; isso é 176 vezes mais que os Estados Unidos, e quase o mesmo de Hong Kong, que é o país do Stress.

Então o que está acontecendo em Cingapura? Incríveis projetos de arquitetura (estão aliás se multiplicando pela Ásia e Oriente Médio) que finalmente estão parecendo um desenho animado dos Jetsons.

Depois falamos sobre essa nova aquitetura super-agressiva dos prédios.